Trek no Vale do Pati

De 2 dias

Localizado no coração da Chapada Diamantina, o Vale do Pati e as serras ao seu redor formam um conjunto geológico, natural e paisagístico espetacular. Um ecossistema único, que se destaca por sua vegetação exuberante, com altos níveis de endemismo. Todos esses elementos tornam inesquecível cada passo dado nessa obra de arte da Mãe Natureza.

A caminhada no Vale do Pati constitui uma experiência desafiadora, com trilhas cujo grau de dificuldade varia de moderado a difícil. Os caminhantes enfrentam subidas íngremes e alguns trechos delicados e desfrutem como recompensa dos seus esforços de vistas fantásticas sobre cânions imensos desde mirantes localizados no topo de penhascos gigantescos. Ao longo dos dois dias de caminhada, destacam-se vários pontos imperdíveis como o Cachoeirão por cima, as 3 Cachoeiras do rio Funil e o Mirante do Pati.

De noite, os participantes desfrutam de acomodações confortáveis em dormitórios construídos pelos nativos do vale, proporcionando um descanso bem-vindo depois dos dias de caminhada. Nossos guias também são excelentes cozinheiros, e as refeições são sempre deliciosas e abundantes. Nossos trekkings são verdadeiras aventuras gastronômicas!

Vale do Pati 2 dias: o Coração da Chapada Diamantina

Informações Práticas

Principais Atrativos Visitados

  • Duração: 2 dias

  • Horário de partida: 7h30

  • Horário de retorno: 21h

  • Percurso total: 26 km

  • Horas de caminhada por dia: 4 a 7 horas

  • Percurso total de carro (Ida + volta): 4 horas

O trek do Vale do Pati de 2 dias junta os dias 1 e 3 da opção Vale do Pati 3 dias. Essa opção é a mais intensa, porque junta os dois dias mais puxados do trek de 3 dias. Reservado para quem gosta de andar mesmo!

  • Vistas panorâmicas surreais desde vários mirantes

  • Travessia da gruta do Castelo atravessando o Morro do Castelo por dentro

  • Descida do Rio Funis com suas 7 cachoeiras

  • Descoberta do vertiginoso Cachoeirão por cima: a nona maior cachoeira em queda livre do Brasil com 270 metros

  • Vários banhos em rios e cachoeiras

  • Acesso a imensa riqueza geológica, histórica, florística e faunística do Parque Nacional da Chapada Diamantina através dos nossos guias especializados que conhecem a região como a palma da própria mão

  • Uma aventura humana inesquecível com nossos grupos constituídos por mochileiros do mundo inteiro, e com o acompanhamento dos nossos guias

  • Um mergulho gastronômico na culinária baiana e brasileira

O Que Não Está Incluso?

  • Guia profissional e local

  • Hospedagem em dormitórios

  • Transporte ida e volta

  • Alimentação:

    1 café da manhã

    2 piqueniques

    1 jantare

  • Seguro de aventura

  • Serviço de guarda-volume

O Que Está Incluso?

  • Café da manhã antes da trilha

  • Jantar na volta da trilha

  • Bebidas nas casas dos moradores locais (refrigerantes, cerveja, cachaça, etc.)

Como Funciona o Abastecimento de Água Durante a Trilha?

O Que Preciso Levar?

Cada cliente é responsável por levar entre 1,5L e 3L de água em garrafas no primeiro dia. Depois, os guias indicarão pontos na trilha onde há água potável (nascentes, rios, cachoeiras, casas dos nativos). A água dos rios no Parque Nacional da Chapada Diamantina é totalmente potável na maioria dos córregos, apesar de ter uma cor dourada, devido à infusão das folhas da vegetação endêmica.

  • Mochila de tamanho 40L mínimo: Cada membro do grupo é responsável por levar uma parte dos alimentos do grupo na mochila no primeiro dia (3 a 4 quilos por pessoa)

  • Sapatos ou botas de trekking

  • 1 ou 2 garrafas de água de 1,5L (depende da temporada do ano)

  • Roupas de caminhada (shorts, camiseta, meias)

  • Jaqueta corta-vento ou capa de chuva impermeável

  • Casaco leve no verão / Casaco de frio no inverno

  • Lâmpada (o ideal é uma lanterna de cabeça)

  • Carregador de celular

  • Roupa de banho

  • Toalha pequena (para tomar banhos nos rios e cachoeiras. À noite, você receberá uma toalha em sua acomodação para tomar banho)

  • Chinelos ou sandálias para as noites

  • Proteção solar (protetor solar, chapéu ou boné, camiseta UV, óculos de sol)

  • Necessaire de higiene individual

  • Repelente de insetos

Apresentação do Trek Vale do Pati 2 dias

Mirante do Pati e Cachoeira do Funil

Primeiro Dia

  • Distância: 11 km

  • Ponto de partida: 1080 m

  • Ponto mais alto: 1340 m

  • Ponto mais baixo: 920 m

A viagem começa com um trajeto de carro de 2 horas de Lençóis até o vilarejo do Guiné, onde começa a trilha. Depois de meia hora de subida, chegamos ao mirante do Aleixo e começamos a travessia do planalto conhecido como Gerais do Rio Preto, que nos separa do Vale do Pati. Uma hora de caminhada e chegamos ao mirante do Pati, que nos oferece uma vista panorâmica espetacular de todo o vale. É o local ideal para lanchar e recarregar as energias.

Em seguida, descemos pela Rampa até chegar no vale. Caminhamos meia hora no fundo do vale pela trilha até entrar no leito do Rio Funis com suas 3 cachoeiras. O terreno é imprevisível: em alguns trechos é preciso usar as mãos para se estabilizar, e podemos experimentar a famosa “escalaminhada”. Depois de meia hora, chegamos à cachoeira principal do rio, conhecida como Cachoeira do Funil, para um banho refrescante. A partir deste ponto, falta só meia hora até chegar à casa dos nativos, onde passamos a primeira noite, perto do Rio Funis.

Cachoeirão por Cima

Segundo Dia

  • Distância: 16 km

  • Ponto de partida: 920 m

  • Ponto mais alto: 1280 m

  • Ponto mais baixo: 820 m

  • 7 horas de caminhada

O último dia é o mais impactante! Depois de um café da manhã bem caprichado, partimos para a última grande subida do trek: a famosa Fenda da Prefeitura. Depois de duas horas de subida e um primeiro mirante, chegamos ao segundo mirante: uma pedra suspensa no ar conhecida como Pedra do Jacaré, da qual se pode admirar uma última vez o Morro do Castelo com outra perspectiva.

Mais uma hora de caminhada e chegamos ao ponto mais impressionante do Vale do Pati: o
Cachoeirão. Uau! As múltiplas cachoeiras que saem dos penhascos para cair 270 metros abaixo são um espetáculo de tirar o fôlego. Ficamos um momento lá, admirando esse presente da natureza de dois pontos de vista diferentes:

  • À esquerda da cachoeira: a Pedra da Tartaruga, uma pedra pontiaguda suspensa em cima do vazio

  • À direita da cachoeira: um lajedo que também parece suspenso no ar

Após esse momento de contemplação, continuamos em direção à piscina natural do Cachoeirão. É aqui que almoçamos. Devido à temperatura alta, é muito bom poder se refrescar e se hidratar!

No entanto, o dia não acabou! Pegamos a trilha de volta através dos planaltos. Levará aproximadamente três horas para chegar ao mirante do Aleixo, de onde avistamos o carro. Mais meia hora de descida e chegamos ao nosso ponto de partida do primeiro dia. Em seguida, pegamos a estrada de volta por duas horas até chegar em Lençóis.

Informação importante: durante uma parte do ano, o Cachoeirão e a piscina natural estão quase secos, mas mesmo assim a vista sobre o Vale do Cachoeirão é surreal.

Agende seu tour

Preço: 1200 Reais por pessoa

Quero conhecer

Inspire-se

Conheça todos os nossos passeios, a partir de 150 Reais por pessoa.

Vale do Pati 3 diasVale do Pati 3 dias
4 ps4 ps
Fumaça por baixoFumaça por baixo
Mixila 2 diasMixila 2 dias
Mixila 1 diaMixila 1 dia
MarimbusMarimbus
Fumaça por cimaFumaça por cima
aguas clarasaguas claras
SossegoSossego
MandassaiaMandassaia
2 Ms2 Ms
BuracaoBuracao
Pati 2 diasPati 2 dias
Pati 4 diasPati 4 dias
Pati 5 diasPati 5 dias

ENTRE EM CONTATO

Av. Gen. Viveiros, 275
Tomba, Lençóis - BA, 46960-000

Contato

+55 75 9228 7582
agenciabackpackers@gmail.com