
Imagine-se na trilha Fumaça 3 dias: longe de tudo, dormindo sob um céu estrelado e acordando com o som suave do rio correndo aos seus pés…
Nesta trilha da Fumaça por baixo, você embarca numa verdadeira imersão pela natureza selvagem da Chapada Diamantina: são três dias de caminhada por cânions isolados, banhos em poços de águas cristalinas e noites em acampamentos rústicos, cercados apenas pelo silêncio e pela grandiosidade das montanhas.
O grande momento? Chegar à base da majestosa Cachoeira da Fumaça por Baixo e sentir de perto a força dos 340 metros da segunda maior cachoeira do Brasil. Uma experiência única, reservada apenas aos aventureiros que ousam seguir esse caminho pouco explorado.
Uma jornada intensa, autêntica e perfeita para quem quer se desconectar, se desafiar e redescobrir o prazer da aventura em paisagens intocadas.
Cachoeira da Fumaça por Baixo: Adrenalina e Natureza Selvagem
Informações Práticas
Principais Atrativos Visitados
Duração: 3 dias
Horário de partida: 7h30
Horário de retorno: 19h
Percurso total: 30 km
Horas de caminhada por dia: 5 a 6 horas
Percurso total de carro: 2 horas na volta
Cachoeira da Fumaça por cima e por baixo: Segunda maior cachoeira de queda livre do Brasil com seus 340 metros de altura
Cachoeira do Palmital (40 metros)
Cachoeira da Capivara (20 metros)
Vários banhos em rios e cachoeiras
Acampamentos pitorescos em meio à natureza
Uma imersão na culinária baiana e brasileira com refeições preparadas no fogo a lenha pelos guias
Acesso a uma vasta riqueza geológica, histórica, florística e faunística da Chapada Diamantina através de guias especializados
Uma aventura humana inesquecível com grupos de mochileiros do mundo inteiro
O Que Não Está Incluso?
Guia profissional
Alimentação: 2 cafés da manhã, 3 picnics e 2 jantares
2 noites em acampamentos ou tocas
Material de camping (barraca, saco de dormir e isolante)
Transporte
Seguro de aventura
O Que Está Incluso?
Café da manhã antes do trek
Jantar depois do trek
Mochila de trekking (pode ser alugada com nossa agência por 10 reais por dia)
Como Funciona o Abastecimento de Água Durante a Trilha?
O Que Preciso Levar?
Cada cliente é responsável por levar entre 1,5L e 3L de água em garrafas no primeiro dia. Depois, os guias indicarão pontos na trilha onde há água potável (nascentes, rios, cachoeiras, casas dos nativos). A água dos rios no Parque Nacional da Chapada Diamantina é totalmente potável na maioria dos córregos, apesar de ter uma cor dourada, devido à infusão das folhas da vegetação endêmica.
Mochila de tamanho mínimo 60L
Sapatos ou botas de trekking
1 ou 2 garrafas de água de 1,5L (dependendo da temporada)
Roupas de caminhada (shorts, camiseta, meias)
Jaqueta corta-vento ou capa de chuva impermeável
Casaco leve (verão) / Casaco de frio (inverno)
Lanterna (idealmente uma de cabeça)
Roupa de banho
Toalha pequena
Chinelos ou sandálias para a noite
Proteção solar (protetor solar, chapéu ou boné, camiseta UV, óculos de sol)
Necessaire de higiene pessoal
Repelente de insetos
Apresentação dA Trilha fumaça por baixo 3 Dias
Cachoeira do Palmital (40 metros)
Primeiro Dia
Distância: 11 km
Ponto de partida: 400 m
Ponto mais alto: 850 m
Ponto mais baixo: 400 m
Nossa trilha da Fumaça por Baixo começa cedo, partindo de Lençóis rumo ao início da caminhada. Seguimos por paisagens de cerrado e campos gerais até chegar à encantadora Cachoeira do Palmital, onde fazemos uma pausa para um picnic ao som das águas e, claro, um banho revigorante nas águas cristalinas.
Depois, seguimos por trilhas pouco exploradas, atravessando cânions e formações rochosas impressionantes, até montar nosso acampamento rústico em meio à natureza. A noite termina ao redor do fogo, com um jantar simples e saboroso preparado pelo guia, sob um céu repleto de estrelas.




Cachoeira da
Fumaça por Baixo
Segundo Dia
Distância: 9 km
Ponto de partida: 740 m
Ponto mais alto: 900 m
Ponto mais baixo: 590 m
Após um café da manhã reforçado no acampamento, seguimos até a Cachoeira da Capivara, com seus 20 metros de queda e poços perfeitos para um mergulho matinal. Continuamos nossa jornada passando por cânions profundos e trilhas cercadas por vegetação nativa, até chegar à Toca do Macaco, onde fazemos nosso picnic ao som da natureza selvagem.
O ponto alto do dia chega quando alcançamos a base da Cachoeira da Fumaça por Baixo. Com seus impressionantes 340 metros de altura, é impossível não se sentir pequeno diante da força e da beleza dessa queda d’água monumental. Quem quiser pode nadar no Poço da Fumaça, um momento inesquecível para recarregar as energias antes de retornar ao acampamento na Toca do Macaco, onde fechamos o dia com um jantar preparado na brasa.




Cachoeira da Fumaça por cima e Mirante do Capão
Terceiro Dia
Distância: 10 km
Ponto de partida: 690 m
Ponto mais alto: 1340 m
Ponto mais baixo: 690 m
Começamos cedo com a subida mais desafiadora da trilha: são cerca de 3 horas vencendo a serra que nos leva até o planalto da Chapada Diamantina. O esforço vale a pena: chegamos ao Mirante da Fumaça, com vistas panorâmicas incríveis sobre o cânion da Fumaça e toda a grandiosidade do Vale do Capão.
Depois seguimos até o último mirante, que presenteia o grupo com uma vista espetacular do Vale do Capão visto de cima, um verdadeiro cartão-postal natural que fecha nossa expedição com chave de ouro, antes de retornar a Lençóis.
Informação importante:
Durante alguns meses do ano, a Cachoeira da Fumaça pode estar seca, mas mesmo assim a beleza e a intensidade da experiência são marcantes. A natureza e as paisagens são surreais e vertiginosas durante todo o ano.
Devido às condições meteorológicas variáveis, pode ser decidido com os guias fazer a trilha no sentido oposto, começando do Capão para Lençóis, sem comprometer a qualidade da experiência surreal.




Agende seu tour


ENTRE EM CONTATO
Av. Gen. Viveiros, 275
Tomba, Lençóis - BA, 46960-000
Contato
+55 75 9228 7582
agenciabackpackers@gmail.com